A maior parte dos seus pacientes ainda chega através do boca a boca tradicional? Hoje, vamos falar sobre o Boca a Boca 2.0, a evolução desse processo. Ele mostra como ter mais indicações de pacientes utilizando as ferramentas online. Como médico e dono de uma empresa de marketing, eu sei que as avaliações de pacientes (reviews) online são um fator decisivo para seus pacientes escolherem você.
Os reviews são uma espécie de recomendação online. Em vez de esperar que um tema de saúde surja em uma conversa física, você utiliza o fluxo de pensamento de quem está navegando nas plataformas digitais para captar esse paciente através da indicação de uma nova pessoa.
Pense na Maria, que encontra uma mancha estranha na pele: ela não liga para uma amiga; ela pesquisa no Google por "mancha na pele crescendo", entra em pânico ao ver a possibilidade de um melanoma e, logo depois, busca um dermatologista na região.
A Lógica da Avaliação: Por Que 4.5 Estrelas Vencem 5.0
Imagine que Maria pesquisa "dermatologista em Toledo" e encontra dois profissionais. Um tem cinco estrelas, mas apenas duas avaliações; o outro tem quatro estrelas e meia, mas 53 avaliações. Quem você acha que ela vai escolher?.
A lógica é a mesma do mundo real, mas no digital, você se aproveita de dois fatores:
- Permanência: Uma vez que o comentário é feito, ele fica na plataforma para sempre. A avaliação positiva é uma recomendação permanente.
- Alcance: Você não depende do contato físico. A pessoa não precisa estar no mesmo ambiente que aquela que te recomenda.
Os reviews são especialmente poderosos em situações de estresse, como a de Maria, pois ela quer ter certeza de que encontrará a solução na primeira tentativa.
A Métrica Crucial: NPS (Net Promoter Score)
Para avaliar se seus pacientes estão te recomendando ou "queimando seu filme", você precisa usar o NPS (Net Promoter Score), uma métrica onde você pede ao paciente para te avaliar de 0 a 10.
- Detratores (0 a 6): São aqueles que, quando alguém perguntar, muito provavelmente farão um comentário negativo, impedindo a pessoa de ir até seu negócio.
- Neutros (7 a 8): Nem te recomendam, nem queimam seu filme. Ficam em cima do muro.
- Promotores (9 a 10): São essas pessoas que ativamente te indicarão novos pacientes.
O cálculo final é a porcentagem de Promotores menos a porcentagem de Detratores. Um NPS Negativo significa que a maioria das pessoas que saem do seu consultório está, na verdade, recomendando que os outros não vão até lá.
Como Ter Mais Reviews e Aumentar a Autoridade
Os reviews aumentam a confiança, credibilidade e autoridade da sua prática. Quando as pessoas veem que muitos pacientes têm coisas boas a falar, elas ficam mais propensas a confiar em sua competência e te escolher.
Para obter mais reviews, você deve:
- Pedir Ativamente: Peça para seus pacientes te avaliarem no Google Meu Negócio, Doctoralia ou outras plataformas.
- Facilitar o Link: Pegue o link de avaliação e anexe-o em uma mensagem ou e-mail após a consulta.
- Rodar o NPS Rotineiramente: Use o NPS rotineiramente para diagnosticar a satisfação e encontrar pontos de melhoria, algo que pouquíssimos médicos fazem.
- Responder Reviews: Use os comentários (positivos e negativos) para melhorar a experiência e mostrar que você está comprometido.
O sucesso do seu Boca a Boca 2.0 é a validação social.
O Novo Modelo de Atendimento
O modelo antigo de professor frio e ríspido com o paciente não funciona mais. Você precisa se preocupar não só com a conduta terapêutica, mas com toda a experiência (o antes, o durante e o pós).
Seu paciente vai muito além da doença; ele é uma pessoa que quer ser bem cuidada, abraçada e tratada.
Você está perdendo pacientes por falta de reviews ou um NPS negativo? A AlmazMED é especialista em transformar sua clínica, focando em experiência do paciente e validação social. Solicite nosso diagnóstico para começar a captar pacientes através do seu Boca a Boca 2.0.

